sexta-feira, 3 de junho de 2011

OLHAMOS EM VOLTA (Nós somos muito jovens)



















Cena da performance Sutra - de Sidi Larbi Cherkaoui e Antony Gormley

com 17 monjes do Templo Shaolin em Henan, China.



Estudo da geração Y, os chamados Millennials, e sua experiência como primeira geração que enfrenta um sentimento de exclusão, de não-pertencimento, em diversos níveis. Um deles é da Humanidade, pela perspectiva da extinção ecológica. Outro, na intimidade, pela possibilidade de irrelevância, de insignificância da sua palavra e de suas histórias.
Essa condição incita a juventude à experimentação com a comunicação, com a linguagem (nas mídias), e com o corpo ( no uso das cameras, nos esportes de aventura e nas viagens). Esta geração está ganhando liberdade quando recorre aos modelos sociais tradicionais.
A juventude contemporânea terá que reconstruir o mundo com meios viáveis, de agora em diante, lidando com doença, poluição e pobreza, e considerando que as nações mais castigadas estão em ascensão.
Com uma compreensão íntima do design e o senso de responsabilidade pelo mundo, esta juventude está se tornando capaz de construir um futuro mais rico e sustentável.

2 comentários:

  1. acho que um filme emblemático para essa geração e seu enfrentamento com os sentimentos de exclusão é Transpoting.

    vim xeretar o blog para criar algum subsídio de inspiração ao trabalho autoral sobre o tema, e vejo que já tem muita coisa aqui que faz pensar... por isso: obrigada! ;)

    ResponderExcluir